Medicina culinária: relato de experiência de uma disciplina eletiva para alunos de medicina

Autores

  • Marina de Andrade Maia Galvão Bueno Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1450-773X
  • Juliana Aiko Watanabe Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9414-8388
  • Adriana Katekawa Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5718-1127
  • Marcela Rassi da Cruz Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil
  • Tassiane Alvarenga Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil
  • Ghina Katharine Eugenia Dourado Meira Machado Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil
  • Daniel Martinez Diretor, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4023-7099
  • Paula Pires Nascimento Diretora, Espaço Paula Pires, São Paulo, SP, Brasil
  • Nicole Tanenbaum Szajubok Voluntária, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil
  • Caroline Ahrens Voluntária, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil
  • Samira Yarak Coordenadora, Medicina, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5657-6645

DOI:

https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.7.2024.122

Palavras-chave:

alimentação saudável, Estilo de vida, culinária, estudantes de medicina, educação alimentar e nutricional

Resumo

Introdução: O aumento global da alimentação não saudável está intimamente ligado a uma tendência de redução na preparação da comida feita em casa. Já existem estudos que mostram uma associação positiva entre o aumento das habilidades culinárias e a redução de risco cardiovascular. O baixo tempo destinado à educação nutricional no currículo das faculdades de Medicina contrasta com as altas taxas de mortalidade atribuíveis à má alimentação. A medicina culinária (MC), que traz uma nova abordagem educacional, baseada em evidências científicas, cujo objetivo é ensinar o poder que a comida tem sobre a saúde e melhorar os comportamentos alimentares dos profissionais de saúde e, consequentemente, de seus pacientes. Metodologia: Trata-se de um relato da experiência em que se desenvolveu uma disciplina eletiva de MC na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que resultou em um relato de experiência, com abordagem qualitativa, realizado com 18 alunos que participaram de encontros semanais durante cinco semanas de forma 100% online, por meio da plataforma Zoom. Os dados deste estudo foram coletados por meio de portfólios, com relato da experiencia. A avaliação do material foi feita por meio de análise temática. Aplicou-se um questionário que avaliou o Índice de Habilidades Culinárias, tendo como referencial teórico o Guia Alimentar para a População Brasileira. Resultados: Existem inúmeros desafios, como a conscientização dos médicos sobre a importância desse assunto, que muitas vezes parece ser mais prático do que técnico, e a subjetividade do tema sobre mudança de comportamento de médicos e pacientes. Os resultados deste estudo evidenciam que os alunos que realizaram a eletiva acreditam que essa reformulação curricular é extremamente importante e urgente. Conclusão: Observa-se uma tendência mundial de transformação da grade curricular dos profissionais da saúde, e acredita-se que esse processo pode ser iniciado nas faculdades de Medicina por meio de disciplinas eletivas de MC como a que foi implementada na Escola Paulista de Medicina da Unifesp.

 

Biografia do Autor

Marina de Andrade Maia Galvão Bueno, Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Juliana Aiko Watanabe, Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Adriana Katekawa, Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Marcela Rassi da Cruz, Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Tassiane Alvarenga, Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Ghina Katharine Eugenia Dourado Meira Machado, Diretora, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Daniel Martinez, Diretor, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Paula Pires Nascimento, Diretora, Espaço Paula Pires, São Paulo, SP, Brasil

Nicole Tanenbaum Szajubok, Voluntária, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Caroline Ahrens, Voluntária, Médicos na Cozinha Treinamentos, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Samira Yarak, Coordenadora, Medicina, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Referências

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Brasil. Guia alimentar para a população brasileira. 2a ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. 156 p.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

1.
Bueno M de AMG, Watanabe JA, Katekawa A, Cruz MR da, Alvarenga T, Machado GKEDM, et al. Medicina culinária: relato de experiência de uma disciplina eletiva para alunos de medicina. Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida [Internet]. 23º de outubro de 2024 [citado 30º de dezembro de 2024];7. Disponível em: https://cbmev.emnuvens.com.br/cbmev/article/view/122

Edição

Seção

Autocuidado dos Profissionais da Saúde

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