Projeto Salutare: ações para estilo de vida saudável de estudantes universitários

Autores

  • Damaris Pereira Rossmann Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0009-0007-6873-3314
  • Fabricia de Oliveira Falcão Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil
  • Isabella Ezita Vieira Silva Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil
  • Daiana Maria de Souza Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0009-0005-0147-8975
  • Joyce Souza Santos Manetti Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0009-0000-3760-1625
  • Bruna dos Anjos Rodrigues Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0009-0003-1845-3673
  • Samira Clara Baloneque Frizzera Sarmento Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil
  • Lorena Lima de Almeida Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil
  • Mikaele Gerke Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil
  • Jéssica Salles Queiroz Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0009-0000-8250-1201
  • Gabrielly Ferreira da Silva Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil
  • Alexandre Souza Morais Doutor em Ciências, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil
  • Andressa Garcia Nicole Doutora em Ciências, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil Espírito Santo - UFES, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1791-0580
  • Angelica Festugato de Figueiredo Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.6.2023.56

Palavras-chave:

Estudantes, Enfermagem, Estilo de Vida

Resumo

O projeto de extensão Salutare é desenvolvido pela Liga Acadêmica de Medicina do Estilo de Vida na Enfermagem (LAMEVE) em três instituições de ensino superior no norte do Espírito Santo, com o intuito de colaborar com estudantes de graduação na construção, retomada e consolidação de comportamentos saudáveis. Assim, o objetivo deste relato é descrever as ações desenvolvidas no âmbito do projeto Salutare. No ano 2023, foram realizadas: a) elaboração,
capacitação por meio de simulação e peer learning e implementação de um programa de acompanhamento de enfermagem para gestão do estilo de vida, individual e personalizado, incluindo o mapeamento de conjuntos de diagnósticos, resultados esperados e intervenções de enfermagem, fundamentados no Modelo de Promoção à Saúde de Pender e na abordagem da Medicina do Estilo de Vida; b) produção de catálogo com Mapeamento de recursos comunitários para uma vida saudável baseada nos pilares da MEV; c) ações educativas sobre montagem do
prato saudável, composição corporal e roleta de perguntas sobre comportamentos saudáveis; e d) oficinas temáticas. As oficinas on-line “O tempo não para: como organizar meus estudos?” e “Por que ficar sem dormir para estudar não funciona?” foram transmitidas e salvas no canal da liga no Youtube e a oficina “Estresse e ansiedade: será que são vilões?” foi realizada presencialmente, com práticas de meditação, aromaterapia, yoga, mindfullness e palestra sobre manejo da ansiedade e estresse. Destarte, o Salutare desenvolveu ações coletivas para difusão de conhecimentos e reflexão sobre comportamentos protetivos à saúde, assim como proporcionou a experiência de acompanhamento individual e personalizado para mudança do estilo de vida.

Biografia do Autor

Damaris Pereira Rossmann, Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Fabricia de Oliveira Falcão, Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Isabella Ezita Vieira Silva , Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Daiana Maria de Souza, Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Joyce Souza Santos Manetti , Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Bruna dos Anjos Rodrigues, Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Samira Clara Baloneque Frizzera Sarmento, Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Lorena Lima de Almeida , Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Mikaele Gerke, Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Jéssica Salles Queiroz, Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Gabrielly Ferreira da Silva, Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Alexandre Souza Morais, Doutor em Ciências, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Andressa Garcia Nicole, Doutora em Ciências, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil Espírito Santo - UFES, ES, Brasil

Angelica Festugato de Figueiredo, Graduanda, Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil

Referências

Rippe JM. Manual of Lifestyle Medicine. New York: CRC Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1201/9781003043706

Santi DB, Nogueira IS, Baldissera VDA. O Modelo de Nola Pender para promoção da saúde do adolescente: revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 5 de junho de 2023 [citado 31 de agosto de 2023];27. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/40440 DOI: https://doi.org/10.35699/2316-9389.2023.40440

Herdman TH, Kamitsuru S, Lopes CT. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação - 2021-2023. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2021.

Johnson M, Moorhead S, Maas ML, Swanson E. Classificação dos Resultados de Enfermagem - NOC. 6 ed. São Paulo: Elsevier, 2020.

Bulechek GM, Butcher HK, Dochterman J, Wagner CM. Classificação das Intervenções de Enfermagem - NIC. 7 ed. São Paulo: Elsevier, 2020.

Publicado

2023-11-08

Como Citar

1.
Rossmann DP, Falcão F de O, Silva IEV, Souza DM de, Manetti JSS, Rodrigues B dos A, et al. Projeto Salutare: ações para estilo de vida saudável de estudantes universitários. Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida [Internet]. 8º de novembro de 2023 [citado 30º de dezembro de 2024];6. Disponível em: https://cbmev.emnuvens.com.br/cbmev/article/view/56

Edição

Seção

Intervenções Multipilares da Medicina do Estilo de Vida

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)